quarta-feira, novembro 05, 2008

Ir aos correios apadrinhar uma carta ao pai natal

Um email que me tem chegado aos montes nos últimos 2 dias pede-nos para ir ao correio para apadrinhar uma carta ao pai natal de uma criança pobre.

Eu até nem sou muito de natais, mas o pedido até me sensibilizou, porém alguma coisa não joga bem. "uma das 17 milhões de cartinhas de crianças pobres"? Mas em Portugal há 10 milhões de habitantes como pode haver "17 milhões de cartinhas de crianças pobres"?

Indo ao site dos ctt, não há nada.

Uma rápida busca na Internet revela que o texto é originário do Brasil e o texto foi martelado para parecer português de Portugal.

Portanto é uma peta.

Exemplo de uma carta recebida:


2008/11/3 M... <...@i...utl.pt>:
>
> Para o Natal 2008 (espalhe essa ideia). Que tal fazer algo diferente, este
> ano, no Natal? Sim... Natal... daqui a pouco ele chega.
> Que tal ir a uma agência dos Correios e pegar uma das 17 milhões de
> cartinhas de crianças pobres e ser o Pai ou Mãe Natal delas?
> Há a informação de que tem pedidos inacreditáveis.
> Tem criança pedindo um casaco, uma blusa de frio para a avó...
> É UMA ideia.
> É só pegar a carta e entregar o presente numa agência dos correios até o dia
> 20 de Dezembro.
> O próprio correio se encarrega de fazer a entrega.
>
> DIVULGUE P/ OS SEUS AMIGOS
>
> Na vida, a gente passa por 3 fases:
> - a primeira, quando acreditamos no Pai Natal;
> - a segunda, quando deixamos de acreditar
> - a terceira, quando nos tornamos Pai Natal!!!
>

2 comentários:

Argemiro Garcia disse...

Essa campanha existe, sim... no Brasil.

RicardoNSilva disse...

Vale a pena esclarecer que:

- a iniciativa original começou no Brasil, pelo menos, em 2006,

- em 2008 não havia, de facto, nenhuma iniciativa deste género a decorrer em Portugal.

Mas desde 2009 que os CTT efetuam a campanha "Pai Natal Solidário" para apadrinhamento de cartas de crianças.

Sites oficiais:
http://painatalsolidario.ctt.pt
https://www.facebook.com/opainatal

---
Comentários via iniciativa "Sobre Literacia Digital"